Encontrado o Sarcófago da Medusa na Cisterna da Basílica em Istambul ?

sarcofago-medusa-cisterna-basilica-istambul

Aninhada sob as ruas sinuosas de Istambul, a apenas 149 metros da Basílica de Santa Sofia, encontra-se uma antiga cisterna que pode ter sido o local de descanso final da Medusa!

A Cisterna da Basílica, também conhecida como Cisterna de Yerebatan, é a maior das várias centenas de cisternas antigas que ficam sob a cidade de Istambul, projetadas para captar e reter a água da chuva. É uma das cisternas mais famosas e impressionantes, não só na Turquia, mas em todo o mundo. Mas poderia realmente conter o sarcófago do monstro grego Medusa?
cabeca-marmore-medusa-sisterna-istambul

Essas duas cabeças de mármore gigantes guardavam o sarcófago da Medusa? Foi realmente roubado por um imperador otomano? Há mais perguntas do que respostas neste popular local turístico de Istambul. ( senerdagasan / Adobe Stock)

As origens da Cisterna da Basílica

A Cisterna da Basílica foi construída no século VI d.C., durante o reinado do imperador bizantino Justiniano I. Na época, a cidade era conhecida como Constantinopla e fazia parte do Império Romano do Oriente. A cisterna recebeu o nome da Basílica Stoa, ou Basílica Illus, que já foi localizada acima dela.

A Basílica Stoa era uma grande praça pública localizada na primeira colina de Constantinopla .

Esta basílica ficou entre os séculos III e IV, durante o início da Idade Romana, e foi usada como centro comercial, jurídico e artístico. Uma reconstrução foi encomendada pelo general romano Flavius Illus após um incêndio em 476 dC.

A basílica original foi construída durante o reinado de Constantino I (r. 306-337 dC), mas foi reconstruída por ordem de Justiniano I após os distúrbios de Nika de 532 dC, que deixaram a cidade em ruínas. A basílica foi reconstruída maior e melhor, incluindo a cisterna. Segundo fontes históricas, a construção desta enorme cisterna foi concluída por 7.000 escravos, e forneceu um sistema de filtragem de água para o Grande Palácio de Constantinopla.

A cisterna é de forma retangular e mede cerca de 138 x 65 metros (453 x 213 pés). Isto deu-lhe uma capacidade de armazenamento de 100.000 toneladas. O teto é sustentado por 12 fileiras de 28 colunas de mármore cada, totalizando 336 colunas. Cada coluna tem 9 metros (29,5 pés) de altura e está espaçada de 4,8 metros (15,7 pés). As cabeças dessas colunas são feitas em diferentes estilos. Noventa e oito deles estão no estilo coríntio, enquanto o restante está no estilo dórico. Existem duas colunas em particular, no entanto, em forma de cabeças gigantes de Górgona Medusa, que despertaram o interesse daqueles com um cérebro mais imaginativo.

interior-sisterna-basilica-sarcofago-medusa
Interior da Cisterna da Basílica / Cisterna de Yerebatan, com os tipos de capital de coluna dórico (mais simples) e coríntio (mais ornamentado) mostrados ( Luciano Martula-LGM / Adobe Stock)

Rumores do Sarcófago da Medusa

Duas enormes cabeças de Medusa estão situadas em duas colunas na extremidade noroeste da cisterna, e esta é a razão pela qual muitos rumores em torno da cisterna surgiram. Grande parte do material usado para reconstruir a cisterna foi trazido de outros lugares após os distúrbios de Nika em 532 dC. Os arqueólogos conseguiram identificar de onde veio grande parte do material, mas no caso das cabeças de Medusa, eles não conseguiram fazê-lo.

Alguns especularam, no entanto, que eles foram usados como suportes de pilares durante a construção da cisterna, e não foram adicionados posteriormente. Também vale a pena notar que uma cabeça semelhante, agora nos Museus Arqueológicos de Istambul, foi encontrada no Fórum de Constantino, sugerindo que essas cabeças podem ter se originado do mesmo local.

FONTE: https://www.ancient-origins.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog