A Hipnose e os estados das consciência

hipnose e a conciencia

A Hipnose e o Controle da Consciência

"A maior parte do meu trabalho consiste não em hipnotizar pessoas, mas em desipnotizá-las. Muita gente já anda por aí numa espécie de estado hipnótico". Dr. Joshua David Stone.

Hoje em dia, o termo hipnose é quase sempre mal interpretado, manchado pela negatividade, devido a informações distorcidas dos meios de comunicação, assim como pelo uso distorcido desse processo por "hipnotizadores" de espetáculos de variedades.

Na verdade, o estado hipnótico, é um fenômeno que acontece com todas as pessoas durante o dia, sem que as mesmas se apercebam. Entra-se num estado hipnótico, sempre que o "trânsito" da mente consciente abranda, dando espaço à mente subconsciente.

Por exemplo, quando se faz algo automaticamente, como quando se está a conduzir, passa-se por determinado local, e mais à frente, a mente consciente diz-nos que "não se lembra de ter passado por ali". Ou por exemplo quando se entra profundamente na leitura de um livro ou na observação de um filme, sentindo como se estivesse a fazer parte do filme, ou identificando-se com a personagem do livro.

regressao-hipnose

A palavra Hipnose deriva da palavra grega Hipnos que significa Sono. Na verdade, o sono acontece quando a mente consciente abranda o seu ritmo, o que não significa que a pessoa perca a noção do que se está a passar. Algo fácil de perceber, por quem pratica meditação, como por exemplo, a meditação guiada onde são dadas sugestões.

Uma definição simples de hipnose pode ser: Um estado aumentado de sugestão, acompanhado pela focalização numa idéia, pensamento ou pessoa. É necessário deixar transparente quando se refere nesta definição "estado aumentado de sugestão", que uma pessoa em transe hipnótico leve (o estado onde se trabalha na Regressão com Reiki), somente aceita sugestões, que normalmente aceitaria, se não estivesse nesse estado.

O facilitador de uma Terapia de Regressão, tem sempre presente um elevado código ético e moral relativamente à pessoa que se submete a uma sessão de regressão. Na Terapia de Regressão conduz-se a pessoa a um estado hipnótico (Estado Alfa)onde simplesmente se objetiva reduzir a atividade da mente consciente (através de relaxamento), passando a haver um predomínio da mente subconsciente; a pessoa não fica a dormir pois embora tenha a atividade da mente consciente limitada, sabe perfeitamente o que está a dizer mantendo-se sempre alerta e pronta para parar o processo se assim o desejar.

estados-hipnoticos

Para um melhor entendimento do que é a hipnose, deve-se também compreender os mecanismos internos da mente no que diz respeito aos seus níveis distintos de actividade, conforme segue.

NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA

A mente humana possui 4 níveis de consciência. Quando acordamos de manhã, saímos da hipnose natural (alfa) para a consciência plena (beta); quando vamos dormir à noite passamos do estado beta (desperto) a alfa (ensonado) e daí para o sono (teta) e, mais tarde, para um sono profundo (delta) e novamente, para teta, alfa, beta e assim sucessivamente.

ESTADO BETA

Este é o nível desperto, da consciência completa e funcionamos nele cerca de 16 horas diariamente. Estamos aqui num estado de mente consciente. Quando funcionamos neste nível, tanto a mente consciente como a subconsciente estão a funcionar, embora a consciente assuma um maior controlo do que se passa. Consegue-se neste estado cerca de 25% do nível total de concentração possível.

ESTADO ALFA

Este é o nível com que se lida na hipnose e na regressão com Reiki e corresponde à mente subconsciente onde se consegue níveis de concentração na ordem dos 95 a 100%. Neste estado atinge-se a hipnose - um estado natural da mente - não se estando a dormir mas perfeitamente consciente de que se está hipnotizado.

Aqui, os músculos relaxam-se completamente e pode-se mesmo sentir a sensação de que se está a flutuar, uma sensação de calor ou de aconchego; algumas pessoas sentem um peso no corpo.

Neste estado consegue-se aceder aos registos akáshicos, um tema a tratar em pormenor mais à frente.

ESTADO TETA

Este nível corresponde ao estado do sono entrando-se no estado da mente inconsciente. Deixa-se claro que o termo consciente tem aqui o sentido de desperto e alerta e inconsciente de desacordado e desligado.

ESTADO DELTA

Este é o nível que corresponde ao sono profundo onde a mente inconsciente obtém o máximo de repouso e dura cerca de 30 a 45 minutos por noite.

Fonte: Nirvanamed


Postagens Relacionadas:

A Força do Pensamento Construtivo

Ideoplástia – O Poder Criativo do Espírito

Larvas Astrais ou Formas – Pensamentos Miasmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog