Esqueleto de 2 milhões de anos mistura traços de homem e primata

esqueleto-mistura-homem-e-primata

Homens Macacos Pré-históricos ?

Essa notícia é para deixar os criacionistas de cabelo em pé, apesar de que noticias como estas além de serem ignoradas por eles, geralmente sempre dão um jeitinho com diversos de seus integrantes em diversas áreas na sociedade, de ocultar ou desmentirem tais descobertas.

A imagem mais completa feita de um ancestral humano foi descoberto na África do Sul e revelou uma intrigante mistura de traços humanos e de macacos.

Os restos mortais, encontrados em 2008 perto de Johannesburgo, datam de dois milhões de anos atrás, e se originam de vários esqueletos diferentes pertencentes a uma espécie humana desconhecida.

A nova análise mostra que esta espécie, a Australopithecus sediba, tinha a pélvis, mãos e dentes como os dos humanos, e pés como os dos chimpanzés.

O resultado foi publicado na revista científica norte-americana "Science".

Em seis relatórios diferentes, os cientistas se aprofundaram na anatomia do esqueleto de um jovem do sexo masculino, conhecido como MH1, além de um do sexo feminino, conhecido como MH2, e da anatomia da tíbia de um adulto, conhecido como MH4.

Os espécimes foram encontrados na cidade de Malapa, conhecida como "Berço da Humanidade" e classificada como patrimônio mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Eles foram retirados de um fosso - uma depressão deixada no chão por um complexo de cavernas que perdeu o teto através de erosão.

Os cientistas acreditam que a fêmea e o macho poderiam ter sido mãe e filho.

Acredita-se que eles morreram juntos em algum acidente trágico. Após a morte, os corpos foram jogados em uma piscina e cimentados ao lado dos esqueletos de vários animais – tigres dentes de sabre, hienas, antílopes, e até mesmo pássaros e ratos.

Os indivíduos de Malapa fazem parte de um amplo grupo conhecido como os australopitecos, criaturas com a postura parecida com a dos humanos, que percorriam a África entre quatro milhões e dois milhões de anos atrás.

Pés torcidos

Uma análise da anatomia do membro inferior do Australopithecus sediba feita pela equipe de Jeremy De Silva, da Universidade de Boston, sugere que a espécie andava de uma forma específica.

Seu pequeno calcanhar parece mais o de um chimpanzé do que de um humano. Isto sugere que provavelmente andava com uma rotação interna do joelho e quadril, com os pés ligeiramente torcidos.

Os pesquisadores acreditam que esta forma primitiva de andar pode ter sido uma adaptação do corpo que os permitia andar em posição ereta e subir em árvores.

esqueleto-evolução-homem-macaco

Imagem mostra espécie comparada com o esqueleto de homem atual e de chimpanzé

As descobertas sugerem que algumas espécies subiam em árvores, alguns caminhavam no chão, e alguns faziam os dois.

Enquanto isso, a equipe de Joel Irish, da Universidade John Moores, em Liverpool, investigou os dentes do Australopithecus sedib.

Assim como outras partes do esqueleto, os dentes são uma colagem de características primitivas e humanas.

Os dentes desta espécie têm muitas semelhanças com os de uma outra espécie sul-africana, o Australopithecus africanus, conhecido como australopithecine.

O fato sugere que estas duas espécies formaram um grupo do sul, distinta das espécieis da África Oriental, como o Australopithecus afarensis, representado pelo famoso esqueleto "Lucy".

O pesquisador Lee Berger, da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, está investigando se o material formado por camadas finas escavado com as amostras representa a pele fossilizada das criaturas. Ele apresentou resultados preliminares na reunião recente da Sociedade de Paleoantropologia em Honolulu, no Havaí.

Fonte: www.bbc.com


Postagens Relacionadas:

Humanos e Macacos compartilham até 98% DE DNA !

Nossas origens Extraterrestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog