As heresias de Martinho Lutero

Martinho Lutero-herege

Martinho Lutero considerado o Pai do protestantismo; e para muitos hoje sinônimo de libertação e renovação

Tido como um herói moderno por diversas denominações protestantes e fiéis; tem sido como um ícone heroico á exemplificar por muitos, más dia a dia; vemos que este fascínio se faz presente apenas por aquela imagem da primeira impressão que fica “libertador”, más que no fundo segundo muitos atributos; deixou muito a desejar em relação daquilo ao qual chamamos de moral evangélica.

A Luta contra o Mal

O exemplo de Lutero em seu fundo pessoal, é uma exemplo para todos nós, muitas vezes revoltados com injustiças e na tal luta para combater certos poderes, acabamos por assim dizer nos envolvendo com energias e sentimento baixos, por penetrar em certas regiões. Lutero acabou se tornando aquilo ao qual perseguia; por falta de vigia, e até evolução espiritual. Assim como acontece e pode ocorrer com cada um de nós, más lembremos sempre de manter nossa realidade intima independente da queda ambiental ao qual adentrarmos sempre. Como se diz numa frase: “diamante no lodo; jamais deixa de ser diamante”.

Martinho Lutero; um monge católico; perante a realidade denigrem-te da igreja de sua época, mais tarde com a ajuda de alguns monarcas que se afinaram com suas ideias, lutou contra o clérigo da igreja romana e depois administrou a separação da tal instituição. Más analisando hoje algumas de suas ideias deixadas em muitos de seus escritos; só podemos entende-lo como um homem que chegou ao fundo de si mesmo; por seu dito ego libertador !

Heresias e Absurdos

Algumas acusações que ficou sobre sua pessoa:

- tornou-se alcoólatra

- defendeu (e fomentou) a bigamia;

- chamou a Cristo de adúltero e bêbado;

- disse que era para se crer firmemente e pecar à vontade (para ele, a corrupção do homem, e não o sincero arrependimento, é que atraía a misericórdia divina);

- chamou a Epístola de São Tiago de “carta de palha”;- conversava com o diabo, e chegou até mesmo afirmar “Deus é o diabo, o diabo é Deus”;

- incitou um massacre de camponeses;

- E incitou o ódio e anti-semitismo.

Somente Paulo

Lutero foi um leitor assíduo de Paulo; onde baseou parte de suas teses; más como o apóstolo sobre as obras; segundo seu ponto de vista; contrariava a epístola de Tiago, ele acabou denegrindo este escrito; assim como qualquer coisa que contraria-se sua suposição; por isso negou a “razão”, para justificar seu antagonismo ás “boas obras”.

As Obras e Tiago

“… A epístola de São Tiago é uma epístola cheia de palha, porque não contém nada evangélico.” (Prefácio ao Novo Testamento, “Dillenberger. Ed, p. 19.)

“Se  disparate é falado em qualquer lugar, este é o lugar. Eu passo por cima do fato de que muitos afirmaram, com muita probabilidade, que esta carta não foi escrita pelo apóstolo Tiago, e não é digna do espírito do apóstolo”. (“Servidão pagã da Igreja, ‘Dillenberger. Ed, p. 352.)

A Fé e Razão:

"A Razão deveria ser destruída em todos os cristãos. Ela é o maior inimigo da Fé". (Martinho Lutero)

"Quem quer que se diga cristão deve arrancar os olhos de sua razão". (Martinho Lutero)

"A fé deve sufocar toda a razão, o senso comum e o entendimento". (Martinho Lutero)

Fazer o bem é mais perigoso que pecar

“Estas almas piedosas que fazem o bem para ganhar o Reino dos Céus, não só nunca terão sucesso, mas devem mesmo ser contadas entre os ímpios, é mais importante preservá-las contra as boas obras do que contra o pecado.” (Wittenberg, VI, 160, citado por O’Hare, em “Os fatos sobre Lutero, TAN Books, 1987, p. 122.)

heresias-de-lutero

- Fica aqui mais alguns de suas frases; também extraídas : da obras “conversas a mesa”; uma bibliografia do reformador com escritos de seus alunos enquanto estava vivo; é uma obra considerada como verdadeira pelos próprios luteranos e foi usada como fonte; na criação de seu Filme.

Jesus cometeu adultério

“Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte, de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: “Que fez, então, com ela?”, depois com Madalena, depois com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim Cristo, tão piedoso, também teve de fornicar antes de morrer.” (Martinho Lutero: Tischreden, nº 1472, ed. Weimer, 11, 107)”.

“Seja um pecador”

“Seja um pecador, e deixe os que vossos pecados sejam fortes, mas deixe que vossa confiança em Cristo também seja forte, e nos glorificamos em Cristo que é a vitória sobre a morte, o pecado e o mundo. 

Nós cometemos pecados enquanto estamos aqui, pois esta vida não é um lugar onde resida a justiça … Nenhum pecado pode nos separar d’Ele, mesmo se estivéssemos a matar ou cometer adultério milhares de vezes por dia.” (“Que os vossos pecados sejam fortes, a partir de “O Projeto Wittenberg, ‘O Segmento Wartburg”, traduzido por Erika Flores, de Saemmtliche Dr. Martinho Lutero Schriften, Carta n º 99, 1 de agosto de 1521).

Não há nenhum livre arbítrio

“… No que diz respeito a Deus, e em tudo o que traz a salvação ou condenação, (o homem) não tem ‘livre arbítrio’, mas é um prisioneiro, cativo e escravo, quer da vontade de Deus, ou da vontade de Satanás. ” (Da redação, “Escravidão da Vontade”, “Martin Luther:.. As seleções de seus escritos, ed por Dillenberger, Anchor Books, 1962 p. 190)

Camponeses merecem um tratamento severo

“Assim como as mulas, que não se moverá a menos que você perpetuamente chicoteá-los com varas, de modo que o poder civil deve conduzir as pessoas comuns, chicote decapitar, estrangular, enforcar, queimar, e torturá-los, para que possam aprender a temer os poderes constituídos. ” (El. ed. 15, 276, citado por O’Hare, em “Os fatos sobre Lutero, TAN Books, 1987, p. 235.)

"Se acreditam que esta resposta é demasiadamente dura e que seu único fim e fazer-vos calar pela violência, respondo que isto é verdade. Um rebelde não merece ser contestado pela razão porque não a aceita. Aquele que não quer escutar a Palavra de Deus, que lhe fala com bondade, deve ouvir o algoz quando este chega com o seu machado (...) Não quero ouvir nem saber nada sobre misericórdia".

(Julho de 1525, Lutero, "Carta Aberta sobre o Livro contra os Camponeses")

A poligamia é permitida

“Confesso que não posso proibir uma pessoa de casar com várias esposas, pois isso não contradiz a Escritura. Se um homem deseja se casar com mais de uma esposa que ele deveria ser perguntado se ele está satisfeito em sua consciência de que  o faz em conformidade com a palavra de Deus. Nesse caso, a autoridade civil não tem nada a fazer sobre o assunto.” (De Wette II, 459, ibid., Pp 329-330).

Persiga o povo judeu

“Os judeus são demônios jovens condenados ao inferno.” (“Obras de Lutero”, Pelikan, vol. XX, p. 2230).

“Queime suas sinagogas. Proibam- nos todos os que mencionei acima. Force-os a trabalhar e tratem-nos com todo o tipo de gravidade, como fez Moisés no deserto e matou três mil … Se isso não adianta, temos de levá-los fora como cães raivosos, de modo que não podemos ser participantes de sua blasfêmia abominável e de todos os seus vícios, e tendo em vista que não pode merecer a ira de Deus e ser condenado com eles. Tenho feito o meu dever. Vamos todos nos assegurar de que cada um faz o dele. Eu estou desculpado.(“Sobre os Judeus e Suas Mentiras”, citado por O’Hare, em “Os fatos sobre Lutero, TAN Books, 1987, p. 290.)

"Suas sinagogas... deveriam ser queimadas" "Suas casas deveriam ser demolidas e eles deveriam ser amontoados sob um único teto ou num estábulo, como ciganos, para que eles entendam que não passam de prisioneiros miseráveis" "Seus Talmuds e livros de orações deveriam lhes ser tomados" "Seus rabinos deveriam ser proibidos de ensinar, sob pena de morte" "Os judeus devem pagar por terem recusado Cristo e seu evangelho; não merecem a liberdade e sim a servidão". (Martinho Lutero)

Sobre Deus:

“Certamente Deus é grande e poderoso, e bom e misericordioso, e tudo quanto se pode imaginar nesse sentido, mas é estúpido” (Lutero). (Id. Propos de Tables – no. 963, ed. De Weimar, I , 487).

Sobre Nosso Senhor Jesus Cristo:

“Pensais, sem dúvida que o beberrão Cristo, tendo bebido demais na última Ceia, aturdiu os discípulos com vã tagarelice?”(Lutero). (Funk Brentano, Martim Lutero, Casa Editora Vecchi – 1956 – pg. 135)

As Mulheres

"As palavras e atos de Deus são bem claros: as mulheres foram feitas para ser esposas ou prostitutas".  (Martinho Lutero, "Works 12.94")

"Não há maior defeito numa mulher que o desejar ser inteligente". (Martinho Lutero)

"Vejam como são débeis e pouco saudáveis as mulheres estéreis. As que foram abençoadas com muitos filhos são mais saudáveis, limpas e alegres. Mas se eventualmente se esgotam e morrem, não importa. Que morram dando à luz, pois para isto existem".  (Martinho Lutero, "Works")

As pessoas cochas

"Os loucos, aleijados, cegos e mudos são homens em quem os demônios fizeram sua morada. Os médicos que curam estas enfermidades como se tivessem causas naturais são idiotas ignorantes".  (Martinho Lutero)

A Igreja

"É impossível para o cristão e para a verdadeira igreja subsistir sem derramar sangue, pois seu adversário, o Diabo, é assassino e mentiroso. A igreja cresce e progride através do sangue: ela está banhada em sangue". (Martinho Lutero, Table Talk no. 1571, 1569.)

Hereges

"Não percam tempo com os hereges; podem ser condenados sem ser ouvidos. E, enquanto queimam na estaca, os fiéis devem destruir a raiz da erva daninha e lavar suas mãos no sangue dos bispos e do papa, que é o demônio disfarçado" (Martinho Lutero)

Aos Sacerdotes católicos

"Seria melhor que se assassinassem todos os bispos e se arrasassem todas as fundações e claustros para que não se destruísse uma só alma, para não falar já de todas as almas perdidas para salvar os seus indignos fraudadores e idólatras. Que utilidade tem os que assim vivem na luxúria, alimentando-se com o suor e o sangue dos demais?"

(Folheto:"Contra a Falsamente Chamada Ordem Espiritual do Papa e dos Bispos". Julho de 1522)

“Assim como as mulas, que não se moverá a menos que você perpetuamente chicoteá-los com varas, de modo que o poder civil deve conduzir as pessoas comuns, chicotear, decapitar, estrangular, enforcar, queimar, e torturá-los, para que possam aprender a temer os poderes constituídos. ”

(Citação de frases de Lutero.El. ed. 15, 276, citado por O’Hare, em “Os fatos sobre Lutero, TAN Books, 1987, p. 235.)

Lutero Beberrão

"Eu estou, da manhã à noite, desocupado e bêbado. Você me pergunta por que eu bebo tanto, por que eu falo tão galhardamente e por que eu como tão freqüentemente? É para pregar uma peça ao diabo que se pôs a me atormentar".

"É bebendo, comendo, rindo, nessa situação, e cada vez mais, e até mesmo cometendo algum pecado, à guisa de desafio e desprezo por Satanás, procurando tirar os pensamentos sugeridos pelo diabo com o auxílio de outros pensamentos, como, por exemplo, pensando numa linda moça, na avareza ou na embriaguês, caso contrário ficarei muito raivoso." (Lutero).

(Marie Carré, J'ai choisi l'unité - D.P.F., 1973, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi, Daniel Raffard de Brienne 1983).

Lutero Poligâmico

"Eu tive até três esposas ao mesmo tempo." (Lutero).

- Martinho Lutero morreu no castelo de Frederico, Príncipe da Saxônia, no dia 18 de fevereiro de 1546, segundo alguns; de cirrose hepática e até hoje possui milhares de seguidores.

Fonte: Diversas


Postagens Relacionadas:

As Obras Mortas do Apostolo Paulo e a Abolição do Sábado – Saibam a Verdade !

Uma Nova Reforma Protestante

O Evangelho de Martinho Lutero

Qual é a bíblia verdadeira, Católica ou Protestante ?

Um comentário:

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog