A doutrina da Segunda Volta de Jesus ou Parúsia não Cumprida !

segunda-vinda-de-cristo

A doutrina da Segunda Volta

Essa doutrina da segunda vinda de Jesus é pregada por grande maioria das religiões cristãs, como o próprio catolicismo que dogmatizou como tradição cristã de todos os séculos da história cristã.

Mais não talvez na igreja primitiva e aqueles a qual conviveram com Jesus em sua época, e mais tarde, muitos por não entenderem os símbolos, podemos afirmar com toda certeza, que adulteraram muitos textos para se harmonizar com essa doutrina da segunda pessoal de Jesus ou como muitos conhecem como a teoria da ‘’parúsia’’.

O que vou disponibilizar aqui já são informações de outros estudos meus e para esclarecimento de outros pontos nos evangelhos, disponibilizados já em outras postagens. E como um ponto aberto na duvida abre outras possiblidades assim vamos tocar nestas mesmas teclas.

A Doutrina da Parúsia

A Segunda vinda sobre o ponto de vista moderno é caracterizado em si por três fatores importantes.

1º- Antes do Fim do Mundo ou dos Últimos Dias.

2º- Para o resgate dos fiéis

3º- E dar o castigo (fazer a justiça) destinado aos infiéis

- Todo este contexto num período este caracterizado por muitos como tribulação.

O Retorno do Mestre

A Última vez que Jesus é visto por seus companheiros é na sua ascensão aos céus, que é registrado nos ATOS dos Apóstolos;

Onde se diz;

’’E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. ’’ (Atos 1:9-11)

a-segunda-vinda-de-jesus

- Como vemos Jesus subiu para seu pai assim como tinha prometido em(João 20:17), e da mesma forma deveria voltar.

Jesus não estava em corpo físico, mais sim em corpo espiritual, ao qual Paulo definiu como “corpo glorificado” e da mesma forma ele retornou pessoalmente!

Mais quando?

Na época da própria pentecostes, é só analisarmos no próprio livro de ATOS.

‘’E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim. E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim. E eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu lançava na prisão e açoitava nas sinagogas os que criam em ti ‘’(Atos 22:17-19)

- Aqui Paulo desdobrado, fora de seu corpo pode ver Jesus, em Espírito no astral, e se tratando de uma segunda vinda ao mundo, sob o contexto literal bíblico, as religiões erraram feio, ou nunca leram corretamente esta passagem.

O Arrebatamento e o fim

sinais-da-segunda-vinda-de-Jesus

Para harmonizar esta via de pensamento com os evangelhos, vamos aqui desmitificar outras colocações feitas por Jesus e que é mal entendida e motivo até de chacota para os incrédulos algumas passagens dos evangelhos.

Como por exemplo de como o diabo em cima de um monte  pode-lhe mostrar todos os reinos do planeta (Lucas 4:5). ?

- O mundo ao qual Jesus referiu que deveria acabar, não representava todo planeta, pois as escrituras em muitos casos, usou o termo ‘’mundo’’ de forma limitada caracterizando como regiões. ver (Jeremias 51:49, Atos 17:6, Jeremias 51:41, e Isaías 14:16-17).

Segundo Jesus este mundo já pertencia ao diabo, que nada mais era do que a nação de Israel, o último reduto das revelações divinas e que infelizmente estava corrompida.

Segundo os evangelhos Jesus é levado á um alto monte e lhe é mostrado todos os reinos da terra, por Satanás que inclusive oferece-lhe a ele.

Estes reinos representavam não só todas as regiões pertencentes a Israel, mais também as nações pagãs ao redor, daquela região, algo de ser vislumbrado de um monte e não todos os reinos do planeta terra !

Após a morte de Jesus seus fies continuaram a pregar neste mundo, e antes de seu fim total no ano 135 dc, os fiéis foram resgatados ou “direcionado“ á partirem para outras paragens, zelando assim por suas seguranças e ao mesmo tempo pregando a boa nova, e nesta separação Jesus havia, prometido. ver (Marcos 13:27).

E isso se cumpre na época da igreja primitiva antes da guerra ou Grande Tribulação no ano 70, é só analisarem (Hebreus 1:14).

A Vinda do Messias e o Fim do Reino de Israel

Jesus-está-voltando

“Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.”

Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? (João 21:22e23)

- Portanto por uma falsa compreensão, muitos acreditavam que João jamais morreria, coisa que o apóstolo deixa esclarecido que a vinda de Jesus seria antes de sua morte, numa época próxima.

“Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.” (Mateus 10:23)

- Esta passagem é mais explicita, e em (Mateus 16:28) se diz que muitos contemporâneos de Jesus não morreriam, até que ele voltasse.

Portanto de todos os lados sem distorcer nada, podemos afirmar positivamente que esta refutada a doutrina da segunda vinda, e se ele deve voltar como muitos querem um dia, biblicamente é terceira ou QUARTA, QUEM SABE A QUINTA, mas nunca a segunda !

Paulo mais tarde ainda pregou a doutrina da parúsia, que se cumpriu de forma simbólica como a mão divina em forma de justiça sobre a nação de Israel no ano 70 dc, e que na lógica era fruto de seu mal entendimento, para com a nova presença física do mestre entre os homens, coisa difícil de muitos entenderem, quando denotam todo o escrito sendo inspirado pelo próprio Deus.

Agora quanto sua suposta nova vinda, Quem sabe ?

Quem de nós pode julgar, ou afirmar positivamente após estas provas acima?

“Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;“ (Mateus 5:34)

Meditemos, né ?

Autor : Valter J. Amorim

---------------------------------------------------------------

OBS: Não deixem de ler as postagem abaixo, para entenderem mais esta matéria, principalmente a da ‘’Grande Tribulação’’, abração a todos !


Postagens Relacionadas :

Os Últimos dias e o que diz a Bíblia realmente !

A Grande Tribulação e Seu Sentido Histórico e Espiritual

Reino de Deus e o seu Tempo

O Mito do Arrebatamento de Corpos ao Paraíso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog