Os sete céus dos cristãos e o rumo á ascensão

os sete céus

Os Sete Céus

Em religiões como Hermetismo, Gnosticismo, Judaísmo e Islamismo, existe uma tradição de que o universo pode ser categorizado em Sete Céus ou Reinos

O número sete simbolicamente representa a completude perfeita em referências bíblicas, como nos sete dias da semana, os sete olhos e chifres do Cordeiro de Deus no Apocalipse, a sétima geração de Adão, Lamech, que era completamente perverso e Enoch que andou com Deus.

Apesar de se ter esquecido esse mito ou doutrina, que assim fazia-se parte da igreja primitiva, vamos analisar algumas passagens dos evangelhos, para entender esta visão.

Não tem como analisar a visão cristã transcendental em comparação com a judaica e percebemos que houve aqui um progresso.

É um tema extraordinário para aqueles tem fé em Deus, na sua justiça e soberania, é a do CÉU ou PARAÍSO, ainda mal visto e interpretado de forma grotesca ao longo da história.

Jesus ascensão aos céus

Os 4 Céus e os Evangelhos

Para entendê-la, temos que resolver uma pequena discrepância nos Evangelhos.

Que se diz:

"Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. (João 3:13)

- O Evangelho de João que foi um dos últimos a ser escrito (entre os anos 90 e 95, afirmava positivamente.

Que ninguém tinha subido ao céu, mais na tradição não só judaica como cristã, essa afirmação entra em atrito com algumas revelações dos apóstolos e de outros escritos.

As Discrepâncias Bíblicas

* Paulo conhecia alguém que tinha subido aos céus em seu tempo (2 coríntios 12:2).

* João para escrever o livro do apocalipse foi arrebatado em espírito (Apocalipse 1:10)

* Jesus levou o ladrão que fora crucificados junto com ele no mesmo dia ao paraíso. (Lucas 23:43)

* Enoch e Elias também segundo a tradição tinham subido ao céu.

terceiro céu

O Paraíso

A resposta correta seriam “os céus”, ou seja, estágios hierárquicos.

Jesus na parábola do rico e Lázaro descreve um lugar chamado de Seio de Abraão, onde os espíritos dos fiéis são levados.

Sendo o mesmo lugar onde foi levado o criminoso da cruz por Jesus possivelmente, e onde ele afirmou ser o PARAÍSO.

Sendo o mesmo lugar onde fora arrebatado o amigo de PAULO, que não era Enoch, pois era um homem em Cristo.( 2 Cori.12:2)

E PAULO chama esse céu também de PARAÍSO (2 Cor.12:4), e categorizado por Paulo como 3º Céu.

Infelizmente muitos cristãos creem que nenhum ser humano fora Jesus, tenha ascendido algum destes céus, pois creem estar ainda abaixo da terra o tal Seio de Abrão.

O Progresso e a Evolução

Apesar de muitos teólogos atuais, negarem o principio da evolução, sejam na questão de espécies ou no espírito, simplesmente para negarem a ciência e as religiões espiritualista e esotéricas.

A bíblia em si é um grande aglomerado de princípios evolutivos, mais voltando aos sete céus, vamos entender que:

Quando João faz sua citação em (João 3:13), ele está se referindo ao Céu maior ou estágio final, onde reside DEUS, e para onde foi Jesus, e que poderíamos categorizá-lo, com quarto céu; segundo a limitação das crenças vulgares, é claro.

evolução na bíblia

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé…. e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:2)

- Mais essa hieráquia não implica separação eterna, pois os seus fiéis podem chegar ao estágio final, pelo seus progressos, ou (EVOLUÇÃO).

“..e da assembléia dos primogênitos que têm o nome inscrito no Céu. Aproximastes-vos de Deus, que é juiz de todos. Aproximastes-vos dos espíritos justos que chegaram à meta final” (Hebreus 12:23).

- Esta passagem também define claramente que os cristãos primitivos estavam em constantes contatos com espíritos puros, verdadeiros missionários e designados por ANJOS na linguagem primitiva daquele povo, pois “Ruach HaKodesh” significa Espírito doSanto, em sua tradição fiel.

Quanto á questão da acessão ela é definida pela própria missão do Evangelho, em direcionar os homens ai isso, pois Jesus disse:

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim.” (João 14:6)

sétimo céu religião turca

O Macrocosmo segundo islã (sete céus)

O Universalismo Dos 7 Céus :

* O Livro 2 de Enoch sita 7 Ceús

* Maomé em sua ascensão sita também 7 Céus

* Os apócrifos sitam os 7 Céus também.

O Número 7

O símbolo gráfico sagrado e perfeito (segundo Pitágoras) de qualquer manifestação do Divino na Terra como no Cosmos. Temos: os 7 dias da Criação do Mundo, os 7 Raios da Luz Sem Fim, o “7º Céu”, os 7 Arcanjos do Trono de Deus, os 7 degraus da Escada de Jacob referidos na Bíblia que representam os 7 Planetas Sagrados com Aura astro-etérea de ascenção astrológica por onde temos de passar até chegar á Perfeição… Na Terra temos: as 7 cores do Arco-Iris, os 7 dias da semana, as 7 notas musicais, as 7 artes, os 7 ‘chakras’ do corpo humano, os setes grupos de vértebras, os 7 orifícios no crânio, as 7 virtudes humanas, os 7 pecados capitais, os 7 anos de idade para cada fase da mudança de personalidade, etc..

Se estiveres atento verás que…, tudo se processa no Universo dentro dum ritmo Septenário.

escala dos sete céus

A Escada de Jacó

Na filosofia gnóstica e cabalística esses degraus ou céus são representados como os sete planetas do mundo celestial, que são Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e a Lua, e também aos sete anjos que assistem na presença de Deus: Gadiel, Haraziel, Camael, Rafael, Haniel, Miguel e Gabriel.

Assim também como a descrição dos sete céus de Zubdet Ut Tevarih (História turca Mundial).

Na maçonaria, além do simbolismo da Escada de Jacó, outros ensinamentos também se valem dessa alegoria. A Escada do Kadosh, por exemplo, simboliza a passagem dos Irmãos pelos graus filosóficos. Ali os maçons encontrarão uma escada dupla que tem sete degraus em cada lado.

Esses degraus representam, de um lado, as sete artes liberais, (Gramática, Retórica, Lógica, Aritmética, Geometria, Música e Astronomia), que cultivadas pelo espírito humano, o levam ao devido aperfeiçoamento. Do outro lado estão as virtudes adquiridas por esse aprendizado: Prudência, Tolerância, Perfeição, Candura, Bondade, Benignidade e Justiça, que são o re-sultado desse ensinamento.

O Livro de Apocalipse e o Número 7

O livro de João foi escrito seguindo também códigos cabalísticos tais como: 7 Anjos, 7 Selos, 7 Reis, 7 Montes, 7 Trovões, 7 estrelas, 7 candeeiros, 7 Igrejas, 7 Selos, e valemos aqui lembrar também a exaltação do número 12.

vários céus

A Visão Espírita:

Na visão espírita não temos uma referência tão relacionada aos códigos assim, mais sabemos que cada planeta habitado possui suas colônias espirituais, estas colônias se distâncias mais em direção ao espaço, e habitada por espíritos que possuem a evolução necessária á habitá-los.

Muitos espíritos chamam estas moradas mais sutis de esfera superiores, agora quanto na verdade são estes estágios ainda é uma incógnita.

Num padrão evolutivo dos mundos a terra está situada no que é conhecida como 3º dimensão, mais porque não acreditar que estás dimensões possam chegar a sete ou 12?

No livro de Enoch sita-se muito mais céus do que os sete já citados, mais à medida que crescemos em nossa evolução, mais compreenderemos no futuro, sobre está verdadeira escala da ascensão.


Postagens Relacionadas:

O Céu Cristão ou Colônias Espirituais Segundo a Bíblia e as Tradições Cristãs

A Polêmica da Ressurreição de Cristo e o Seu Reino Celestial

A tradição cristã sobre os Anjos da Guarda

A Trindade e suas definições através dos tempos

2 comentários:

  1. não tem como você colocar nada como certo, porque se você estudar o fundamento monoteista você fica
    louco! porque temos a nag hammadi, apocrifos-epigrafos da biblia,corão.o fundamento de um unico Deus
    e pregado quase que exclusivamente em todos. esses evangelhos contradiz-completa ao mesmo tempo.
    todos esses evangelos existe mesmo, quando a com seu pensamento. ex ( judeu acredita nos milagres de jesus e que ele era um profeta, mas não o filho de Deus, o cristianismo acredita que jesus
    e "Deus" encarnado. fala isso para um judeu! vão ti julgar como herege, pois Deus não e um ser criado
    (referencia ao nascimento de jesus filho de maria madalena).
    vai pesquisar a tradução da Biblia o que e canônico e não. resumindo após a morte de jesus existiam varios religiosos como (judeu-cristão e não cristão, gnostico,monge,emergente,cristão, ortodoxo. todos tiveram acesso aos evangelhos cada um interpretou do jeito que achava certo, assim se formaram varios grupos religiosos com pensamento diferentes. então vieram as reformas ate chegar o que temos hoje. NO QUE ACREDITAR? não sei! COMO VOU SABER QUAL EVANGELHO E COMPLETO E VERDADEIRO? sei lá!
    Uma coisa eu sei, existe um Deus que não sei o nome! alguns o chamam apenas de "Deus" outros( eloim, Alá, yahoshua,jeova) etc ESSE CARA E O CRIADOR DO CÉU E DE TODO UNIVERSO!

    ResponderExcluir

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog