Qual é a bíblia verdadeira, Católica ou Protestante ?

a biblia verdadeira

A Verdadeira bíblia ?

Qual é a bíblia verdadeira ou melhor CANON de confiança pelo seu valor teológico e racional - Católica ou Protestante ?

Pois vemos muitas divergências no mundo cristão, motivos pelos quais se geram até conflitos radicais por parte de algumas denominações entre si.

A Bíblia em si, ou até mesmo essas oligarquias podem definir a espiritualidade por completo de um povo nas questões dos dogmas, para com a realidade da vida oculta (espiritual) ?

Qual seria a bíblia mais completa e a mais confiável, para estudo e pesquisa, deixando se de lado o partidarismo e o personalismo humano?

Católica ou Protestante ?

palavra de deus

Quando falamos de história cristã, sempre nos vêm à mente a Santa Igreja CATÓLICA Apostólica Romana, suas tradições, seus equívocos doutrinários, e seu poder.

Tempos depois veio à reforma, com uma promessa interna de renovação ao poder oligárquico dos papas, e séculos depois fica a pergunta para tantas divergências dos cultos, e a falta de racionalismo e respeito entre elas, sendo que as origens canônicas são as mesmas?

Pois tanto o canon protestante como o católico tiveram sua origem na vulgata de São Gerônimo.

Para que possamos entender este estudo, deixarei aqui a comentar apenas estes dois canons, para que possamos analisar os fatos divergentes, sendo o mais necessário, para não gerar assim uma postagem tão longa e de difícil entendimento.

biblia catolica

O Canon Católico

Foi definido por Roma e pelos concílios ao longo da história, que possui 73 livro, 7 a mais que o canon protestante.

Sete livros são conhecidos como DEUTOROCANÔNICOS e considerado apócrifos pelos protestantes.

Eles são livros pertencentes ao Velho Testamento, escritos em terras estrangeiras após o exílio babilônico dos judeus, e na maioria escritos em GREGO.

Foram abolidos pelo concílio judeu de Jâmia realizado no final do século I e II d.C.

Portanto são considerados como Apócrifos pelo CANON Judaico tradicional, e hoje modernamente pelos Protestantes.

Portanto A Igreja Romana não aceitou a seguir a determinação deste concílio judaico de Jâmia.

Os livros são :

*Tobias: 200 aC (em hebraico ou aramaico)

*Judite: 150 aC (em hebraico ou aramaico)

*1Macabeus: 100 aC (em hebraico ou aramaico)

*2Macabeus: 100 aC (em grego)

*Eclesiástico: 200 (em hebraico) e 130 (tradução grega)

*Baruc: 200 aC (em grego, talvez tradução do hebraico)

- Um dos critérios deste concílio de Jamia, era que eles fossem escrito em língua hebraica. (Vejam Concílio de Jâmia.)

OBS: A intenção deste concílio (JAMIA) era também combater o cristianismo, para que estes novos escritos não se misturassem aos do velho testamento, e que na época estava sendo divulgado e também em outras línguas, e segundo os evangelhos o Espírito Santo se revelaria por outras línguas mais.

Portanto foi um concílio anticristão, pois também possuía um caráter partidarista e preconceituoso contra a boa nova (evangelhos).

biblias protestantes

Canon Protestante (Sola Scriptura)

Geralmente tomado como resolução final, as determinações teológicas de Martinho Lutero que procurou abolir os deutorocanônicos, em que ele mesmo citava não serem inspirados!

E para complicar mais ainda, seus seguidores hoje passaram a chamar de "pseudoepígrafos" aqueles livros de autenticidade evidentemente falsa.

Portanto os canon protestante possui sete livros a menos !

O protestantismo moderno se fez fiel á estas determinações, e infelizmente à medida que entramos para uma época mais racionalizada, até mesmo pela liberdade da pesquisa pessoal das escrituras, nota-se uma certa tendência conspiratórias de certas denominações, que procuram em defender seus rótulos, sem racionalismo algum e ainda por meios não muito louváveis e cristãos.

Milhares de sites e obras de origens protestantes afirmam categoricamente que os Deutorocanônicos ou apócrifos, são fraudulentos e não possuem nenhuma referência deles nas escrituras (ditas oficiais), referências estas que são critérios de sua de suas canonicidade, para que as obras sejam consideradas inspiradas divinamente ou não, mais aqui vamos procura olhar os dois lados da história.

Conflitos Doutrinários

conflitos católicos e protestantes

O ponto de vista protestante:

A alegação dos protestantes em negar os deutorocanônicos são várias, mais as principais são:

*Os livros apócrifos contradizem Moisés e os outros profetas, várias vezes;

*Nem Cristo nem os apóstolos citaram os apócrifos;

*O verdadeiro teste de canonicidade é o testemunho que Deus, O Espírito Santo dá a autoridade de Sua própria Palavra.

A Verdade!

O problema está na concepção teológica dos protestantes, pois segundo este critério nota-se um grande equívoco por parte deles, segundo seu teor literal, em comparação á outras idéias, podendo se notar até uma certa manipulação de informações, se e assim qe possamos entender.

Porque ?

Segundo a TEOLOGIA CATÓLICA, que se mostrou mais fidedigna, os Evangelista utilizaram sim os deutorocanônicos.

Provas:

- Em (Atos 7,14-15): Estevão cita : “Então José mandou buscar Jacó, seu pai, e toda sua parentela, em número de setenta e cinco pessoas” da Gênese (46,26-27), a partir da versão grega da Septuaginta (deutorocanônicos), a qual possui cinco nomes a mais .

Ou seja: segundo a tradição cristã, Estevão que estava inspirado pelo Espírito Santo (Atos 7:55), citou a versão grega, em vez da versão canônica tradicional judaica.

Não somente Estevão, mais também o próprio Espírito Santo confirma isto. E mais :

TOBIAS:– “Eu sou Rafael, um dos sete que estão sempre presentes e têm acesso junto à Glória do Senhor”

(Foi sitado por João)

(Apocalipse 8,2) “E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.”

ECLESIÁSTICO – “Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar”

(Foi sitado por Tiago)

(São Tiago 1,19) "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

JUDITE – “Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus”

(Foi sitado por Paulo)

(1Coríntios 2,10) "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus".

_____________________

- E existem ainda mais citações dos apóstolos aos Deutorocanônicos, segundo a teologia católica, coisa que infelizmente a TEOLOGIA protestante insiste a negar !

A  Tradição Católica

crenças católicas purgatório

Os Dogmas:

O problema deste conflito está no dogma espiritual católico em grande parte baseado nos deutorocanônicos, e que a Igreja Romana deixou como tradição por muitos séculos, e que infelizmente não é aceito pelos protestantes.

Onde as principais são :

* A Idéia de purgatório (ver Sabedoria 3:1-9)

* Orações pelos mortos (II Macabeus 12:42-46)

* De que o fundo dos órgãos de um peixe, postos sobre brasas, espantam os demônios (Tobias 6:5-8)

* De que as esmolas expiam o pecado (Tobias 12:8 e 9; Eclesiástico 3:30)

- Coisa que a própria Teologia Romana possui evidências de que estas ideias não estão em contradição aos escritos tradicionais judáicos.

E sobre este ponto de vista, na questão com exemplo dos órgão do peixe citado pelo anjo, para expulsar demônios, para os protestantes seria uma grande alegação de princípios ligados á bruxarias e encantos.

A Teologia Católica explica que Jesus para curar os olhos de um cego utilizou sua saliva em mistura com areia sobre os olhos do rapaz, Moisés utilizou de uma haste com a imagem de uma cobra, para que os fiéis que ali olhassem, fossem curados pela mordida de qualquer tipo deste réptil.

Explicando assim que existem mistérios, que estão longe ainda da compreensão humana, para que possamos julgá las.

teologia católica

A Limitação Católica

Se fez tradicional, mais sua visão espiritual sobre as escrituras apesar de possuir pontos mais racionais até aqui, parece que também deixou muito a desejar segundo o ponto de vista teológico.

A Igreja Romana e seus dogmas não são partidários á REENCARNAÇÃO, mais na realidade em um de seus livros que pertence aos Deutorocanônicos. Temos uma alusão clara a isso.

(Sabedoria 8:19) "Eu era um jovem de boas qualidades, coubera-me, por sorte, uma boa alma; ou antes, sendo bom, entrara num corpo sem mancha".

- Portanto deixando aqui apenas este exemplo, pois existem ainda outros que poderiam ser deixados em evidências, por parte de outros cultos, quanto essa limitação católica.

A Limitação protestante

protestantes

Infelizmente acabou sendo infeliz e até mesmo em sua visão teológica ao apoiar JAMIA, pois apóiam um concílio anticristão, em comunhão com o mesmo tradicionalismo judaico prepotente, não aberto a renovações, coisa que representava a BOA NOVA.

Segundo algumas opiniões até mesmo de teólogos renomados, a visão protestante se tornou estática perante o progresso humano, chegando se a conclusão, de que hoje estas idéias precisam urgentes de renovações ou uma nova reforma, e talvez já esteja passando por elas! Onde talvez no futuro, possamos ver certas objeções equivocadas serem resolvidas de forma lógica e transparente.

Conclusão Aquárius:

A verdade não possui cor e nem raça e credo, e no mundo cristão o dever em excelência, deveria ser este o lema, mais infelizmente os homens ainda estão presos ao partidarismo religioso, no passado na época medieval, onde a igreja ocultou as verdades sagradas, tudo bem!

E agora, qual a desculpa?

Simplesmente a grande maioria não busca por si, mais sempre se fazem dependentes de outros, com vemos aí em cima através deste estudo, a bíblia como um conjunto de livro em sua realidade nunca poderá ser comparada ao próprio DEUS.

Estes desígnios ou dogmas particulares de cada religião se baseiam naquilo em é limitado, na em sua realidade!

Sobre o ponto de vista da pergunta desta pesquisa, a bíblia perfeita ou canon perfeito seria uma ILUSÃO ou UTOPIA, pois a organização destes de livros na forma partidária, sempre atenderam a critérios humanos, de muitas das vezes más intencionadas.

Sobre o ponto da SALVAÇÃO, é fácil seu entendimento pois Jesus afirmou ser a lei e os profetas, apenas duas determinações. Agora o que o cristão deve acredita ou crer sobre o ponto de vista transcendental, sempre foi e seremos limitados á isto!

Ou como afirmo PAULO:

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9)

- E mesmo que para se ter um canon completo seguindo as os critérios destas mesmas oligarquias, teríamos de ter em mãos mais ou menos 31 livros da bíblias que foram comentados por ela mesma hoje estão perdidos.

Acho que todas estas pergunta se resolve simplesmente com uma palavra, respeito mútuo entre os cultos, entre os cristãos e aos dogmas.

E que muitos possam entender isso, dia, a dia, Não há outro caminho. Pois sem isso não existe liberdade cristã, e sem liberdade cristã, não temos Cristo e o amor.

- Mais pesquisas de apoio :

Os 31 livros perdidos citados pela Bíblia

Os Livros Deutorocanônicos


Postagens Relacionadas :

O Cânon Bíblico

A Bíblia e o Livro de Enoch - QUEM COPIOU DE QUEM?

A Bíblia é mesma toda Inspirada por Deus ?

O Número da Besta, Imagem da Besta e Marca da Besta, saibam as diferenças

2 comentários:

  1. Não devemos se prostrar diante de nenhuma imagem, isso tem escrito na Bíblia Sagrada.

    ResponderExcluir
  2. Só o Senhor Jesus Cristo é o nosso intercessor, e é através dEle que Deus nos cura, pois só Ele é digno de louvor e adoração. pois ninguém vai ao pai se não for por Ele. Que não amar e não ter fé que Jesus Cristo é o Messias filho de Deus não vai ao pai.

    ResponderExcluir

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog