Os terremotos e a mudanças dos polos magnéticos da terra

Terremotos e Mudanças dos Polos

Terremoto no Japão e a mudanças dos polos magnéticos

A posição do eixo de rotação da Terra foi alterada em cerca de dez centímetros pelo terremoto no Japão, a mudança pode mudar duração do dia em alguns micros segundos, segundo um estudo preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, em Roma (Itália).

A mudança pode interferir na duração dos dias na Terra

O terremoto de fevereiro do ano passado no Chile, por exemplo, alterou o eixo de rotação do planeta em oito centímetros e diminuiu a duração do dia em 1,26 microssegundos, segundo cálculos da Nasa.

Um microssegundo equivale a milionésima parte de um segundo, período irrisório para o cotidiano das pessoas, mas com um impacto significativo em operações de altíssima precisão.

O pesquisador Richard Gross, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Nasa, afirma que um erro de microssegundos nos computadores terrestres pode se transformar em um erro de quilômetros nas instruções enviadas aos robôs da Nasa em Marte, por exemplo.

A cientista Margaret Glasscoe, também do JPL, explica que as alterações no eixo da Terra ocorrem porque os terremotos rearranjam uma imensa quantidade de rochas na crosta, alterando a distribuição da massa no planeta e, consequentemente, a velocidade de rotação no planeta.

"Imagine uma patinadora no gelo: quando ela roda sobre um mesmo eixo, a velocidade aumenta se ela aproxima os braços do tórax", exemplifica Margaret. "A patinadora controla a velocidade controlando a distribuição da sua massa no espaço."

Quanto mais próximo aos polos, maior o impacto dos tremores no eixo de rotação da Terra. Por isso, o terremoto de Sumatra, em 2004, próximo ao Equador, causou uma mudança menor que o tremor chileno - cerca de 7 centímetros - apesar de possuir uma intensidade maior.

Fonte: Alexandre Gonçalves - O Estado de S.Paulo - 12/03/2001


Postagens Relacionadas:

As Profecias de Edgar Cayce e Transição Planetária

Atividades em aeroportos indica mudança nos polos magnéticos da terra

Tremores, explosões misteriosa na Sibéria, podem sinalizar mudança dos polos magnéticos da terra

Profeta porto-riquenho prevê uma tragédia mundial com Tsunamis Gigantes para 2014

Onu alerta para impacto irreversível das mudanças climáticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog