Ilhas Canárias, uma bomba que tem pouco tempo á explodir

vulcão-El-Hierro-

Ilhas Canárias, uma bomba á explodir

Uma imensa bomba geológica pode estar em seus momentos finais de acúmulo de energia, para depois se auto-implodir, podendo causar um dos maiores desastres de nosso tempo.

É o vulcão submarino El Hierro a uma profundidade de 300 metros, ao largo da ilha de El Hierro, nas Canárias. A base do vulcão tem um diâmetro de 700 metros, a sua altura chega aos cem, e possivelmente uma cratera com cerca de 120 metros de largura. Más o perigo está a 100 quilômetros de lá, no vulcão Cumbre Vieja, que de acordo com cientistas com um próxima erupção pode-se causar um Megatsunami gigantesca, e atingir as três américas.

Hoje a calma em El Hierro pode ser alterada "abruptamente" pelo acúmulo de magma. Um estudo lança novo modelo geológico á explicar a origem das ilhas oceânicas como as Canárias.

Uma investigação revelou que a recentes atividades vulcânicas na ilha de El Hierro é devido a um acúmulo de magma 25 quilômetros de profundidade, os pesquisadores advertem que a "calma aparente quietude é sinal de dinâmica", observou atualmente na área "Isso pode ser alterado maneira acentuada ", com um novo pulso magmático no Manto.

Este estudo foi publicado na revista Geophysical International Journal ', liderada por pesquisadores do Instituto Andaluz de Geofísica da Universidade de Granada, e forneceu informações novas e relevantes sobre a origem do magma responsável pelas atividades recentes eruptivas de El Hierro, como na Europa Press.

Os resultados deste estudo conclui que sob o manto de ferro, a uma profundidade entre 12 e 25 km, tem havido uma cumulação de grande volume de magma, que foi parado em sua subida até a estrutura da superfície mais consolidada á partir da ilha, mas não conseguiu impedir a ocorrência de pelo menos dois episódios eruptivos submarinos em 2011 e 2012.

El Hierro-la-palma

De acordo com os pesquisadores, "este trabalho é pioneiro e ambos os resultados no volume de dados analisados ​​e a cooperação institucional internacional entre diferentes pesquisadores, será num futuro imediato uma referência á qualquer pesquisa Geofísica e Geodinâmica que tem lugar em ilhas, geralmente, nas Ilhas Canárias ".

Esta pesquisa obteve um modelo tridimensional (tomografia sísmica) P e S velocidades das ondas sísmicas na ilha de El Hierro. Para fazer isso, os cientistas analisaram mais de 13.000 sismos locais registrados no período entre julho de 2011 e setembro de 2012. Os resultados revelam que a maioria da área ao lado do mar atingida está associado com uma anomalia de alta velocidade que vem de mais profundo do que 10-12 km.

"Esta anomalia é interpretado como o acúmulo de sólidos rochas ígneas eruptadas durante os últimos milhões de anos de corpos magmáticos intrusivos. Sob esse padrão de alta velocidade, observamos uma baixa velocidade de anomalia interpretando como um grande volume de magma do manto da Terra sob El Hierro ", disse Jesús M. Ibáñez, professor de Física da Terra da Universidade de Granada e um dos autores deste artigo.

el-hierro-atividades-vulcanicas

A descontinuidade entre alta e baixa velocidade é marcada por um grande grupo de sismicidade, representando as forças devido à interação entre o magma e o material crustal. As áreas de erupções recentes, Orchilla e La Restinga, estão associados com anomalias de baixa velocidade, em torno da velocidade do bloco.

"Essas erupções ocorreram ao redor da ilha onde a crosta é muito mais fraca do que a área no interior, onde a fusão não pode penetrar. Estes resultados fornecem novos dados sobre o modelo geológico que poderiam explicar a origem do vulcanismo em ilhas oceânicas tais como as Canárias, que ainda não está claro ", conclui o professor Ibáñez.

Fonte: www.europapress.es/


Postagens Relacionadas:

Vulcão das Ilhas Canárias pode ocasionar Mega-Tsunami, que atingirá as Américas

As Profecias de Ned Dougherty e a Futura devastação nos EUA, por Megas-Tsunamis

15 sinais de que o Anel de Fogo está acordando com a entrada para 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog