Digite seu E-mail:

Assine o Feed

Plantas de interior podem aumentar a sua saúde

plantas-interior purificadoras

Recentemente, a popularidade das plantas de interior diminuiu em face de sugestões de que fungos em substratos poderiam induzir alergias e asma. Mas uma pesquisa recente da Universidade de Tecnologia de Sydney mostrou que não é o caso.

Os testes mostraram que há apenas uma minúscula quantidade de esporos de fungos no ar em salas que têm plantas com substrato, em comparação com uma contagem muito maior no ar exterior, diz a investigadora-chefe da equipa, Margaret Burchett.

Durante mais de uma década, o grupo de pesquisa de plantas da Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS) tem realizado estudos de laboratório para desvendar os segredos de como os vasos de plantas melhoram a qualidade do ar interior.

As plantas podem reverter alguma da toxicidade por absorção e VOCs degradantes, dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogénio e enxofre, diz Fraser Torpy, professor na Escola de Meio Ambiente da UTS.

plantas-purificadoras-de-ar

"Descobrimos que a capacidade das plantas de interior para remover VOCs do ar é fantástica", diz Torpy. "E é fácil. Coloque um par de plantas no seu escritório e eles desaparecem. As plantas também ajudam a estabilizar a humidade e a temperatura, e a reduzir níveis de ruído e poeira".

Mas espere, ainda há mais. Um alto nível de CO2 é tão tóxico como muitos compostos orgânicos voláteis, diz o membro da equipa e doutorando, Peter Irga. Mas as plantas podem ajudar aqui também.

Irga, que está a fazer experiências com diferentes espécies de plantas e diferentes quantidades de luz para maximizar a redução de CO2, demonstrou recentemente que as plantas cultivadas em sistema hidropónico podem remover simultaneamente CO2 e compostos orgânicos voláteis.

Quanto mais luz maior a remoção de CO2, mas muita luz pode tornar a vida desconfortável aos seres humanos e plantas "por isso estamos a tentar encontrar um equilíbrio feliz entre os dois".

Fonte: http://www.ciencia-online.net

0 comentários:
Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !