Digite seu E-mail:

Assine o Feed

A evolução dos Animais segundo o Espiritismo

evolução-dos-animais-e-o-espiritismo

A evolução dos Animais

O animal é um espírito em estágio inicial de evolução, o Espiritismo ensina que tudo evolui no Universo. Os animais, obviamente, também evoluem, mas sua evolução é forçada e lenta, produzida por influências exteriores, enquanto a humana é determinada de dentro, pela consciência do Espírito já esclarecido do homem. Neste mesmo sentido, Gabriel Dellane em "A Evolução Anímica" escreve que a alma animal é da mesma natureza que a humana, apenas diferenciada no desenvolvimento gradativo.

O homem está para o animal, simplesmente como um superior hierárquico.Nos irracionais desenvolvem-se igualmente as faculdades intelectuais.

O sentimento de curiosidade é, na maioria deles, altamente avançado e muitas espécies nos demonstram as suas elevadas qualidades, exemplificando o amor conjugal, o sentimento da paternidade, o amparo ao próximo, as faculdades de imitação, o gosto da beleza. Para verificar a existência desses fenômenos, basta que se possua um sentimento acurado de observação e de análise.

Os mais ferozes animais têm para com a prole ilimitada ternura.

Aves existem que se deixam matar, quando não se lhes permite a defesa das suas famílias.Os cães, os cavalos, os macacos, os elefantes deixam entrever apreciáveis qualidades de inteligência. É conhecido o caso dos cavalos de um regimento que mastigavam o feno para um de seus companheiros, inutilizado e enfermo. Conta-se que uma fêmea de cinocéfalo, muito conhecida pela sua mansidão, gostava de recolher os macaquinhos, os gatos e os cães, dos quais cuidava com desvelado carinho;certo dia, um gato revoltou-se contra a sua benfeitora, arranhando-lhe o rosto, e a mãe adotiva, revelando a mais refletida inteligência, examinou-lhe as patas, cortando-lhe as unhas pontiagudas com os dentes. Constitui um fato observável a sensibilidade dos cães e dos cavalos ao elogio e às reprimendas.

Estando no Reino Animal, considerando a existência de um Reino "Hominal", o espírito (essência de vida), reencarna muitas e muitas vezes em grupos de diferentes espécies, seguindo a programação de espíritos cuja a responsabilidade é acompanhar a evolução destas linhagens. Assim, o espírito que hoje anima um cachorro, pode, em algum momento já ter reencarnado ou estar programado para reencarnar em outros grupos de espécies ou raças. Porém há regras.

Segundo obras de Allan Kardec, o espírito não retroage em sua caminhada, vai rumo à evolução. Um animal doméstico provavelmente não reencarnará em ambiente selvagem, uma vez que ele já conquistou alguns tipos de "conhecimentos" que os diferenciam dos que vivem naquele ambiente. Para o animal doméstico, a própria convivência com o ser humano já é uma grande experiência.

Sabendo, segundo as obras que nos são permitidas, que os animais não estão no Planeta Terra para passar por provas ou expiações, nossa responsabilidade por eles aumenta. Dar muito afeto e cuidado para aqueles que nos são próximos os ajudará na sua caminhada evolutiva, exercitando sensações que lhes serão úteis em estágios de encarnações futuras. O caminho contrário também é verdadeiro: os animais, além de ajudarem os humanos em questões físicas (comprovadamente em recuperação de movimentos e fala, por exemplo), ajudam no crescimento evolutivo espiritual e moral do ser humano.

Fico muito intrigado a respeito do estágio de evolução dos animais. É fato que muitos deles apresentam inteligencia e sentimentos, e acredito que a medida que vão evoluindo com o aprendizado e as reencarnações, eles realmente possam se desenvolver a atingir um estágio como nós estamos agora; como também acredito que nós mesmos humanos, já passamos por estágios menos evoluidos, encarnados em corpos mais simples, de acordo com a evolução espiritual em que nos encontrávamos.

Referências Bibliográficas Kuhl, E. Animais Nossos Irmãos. Editora Petit, pp. 101 – 102, 1995. Espiritismo. Os animais na espiritualidade. Editora Eclipse, ano 4, nº 7, pp. 19 - 23, 2010.

Fonte: http://animaiseoespiritismo.blogspot.com.br


Postagens Relacionadas:

Cientistas na maior conferência científica do mundo afirmam: golfinhos são PESSOAS !

Os Poderes Psíquicos dos Animais de Estimação

1 comentários:
  1. Que lindo, nossa, fiquei emocionada.
    Por isso sou vegana, nem exploraria, quanto mais mataria qualquer um deles.

    ResponderExcluir

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !