Digite seu E-mail:

Assine o Feed

A opinião de um Judeu sobre Inferno e Reencarnação

Inferno e a tartaro por um judeu

Um judeu falando de Inferno e Reencarnação

Encontrei um post interessante, onde temos um ponto de vista de um judeu que conhece por experiência metódica a tradição judaica em suas variantes, quando aqui tratamos de comparar na crença que somente se basea na descrição literal religiosa deixando de lado os simbolos e o discernimento tradicional, cultural e histórico de um povo. Como no caso de muitas religiões cristãs.

Essa visão é superimportante, para que possamos compreender até mesmo a história do cristianismo primitivo e sua relação com a crença judaica da época, pois apesar de que o cristianismo derive no judaísmo, a realidade como é exposta hoje, a literatura judaica pelos cristãos, está muito longe da fidelidade semita em muitos pontos .

Vamos ao texto, que foi retirado do blog: Guardião universal

judeu fala de inferno e reencarnação

OBS: Essas são as perguntas q fiz a um judeu num tópico do orkut, olha só o q ele me respondeu.

Milton

- Gostaria de explicar uma coisa....o judaismo é fechado.

חי מנחם :

É fechado porque temos motivos para não permitir que o conhecimento das escrituras não caem nas mãos daqueles que não respeitam as verdadeiras informações. Para nós do judaismo o cristão comum não é um, não é culpado de nada, pois muitas vezes ele é massa de manobra daqueles que sabem a verdade e preferem continuar mentindo. Os grandes culpados são os lideres, esses sim eu os culpo e os considero idolatras.

Eu já conversei em debates teologicos com padres e pastores e quando apresento muitas refutações e muitos se perdem nas contradições, eles ficam valentes e me atacam por ser judeu, usando do anti-semitismo enrrustido na sociedade. Outros reconhecem o erro mas tem medo de mudar.

Então por causa disso tudo o judaismo se fecha e só abre suas portas quando a pessoa demonstra interesse real em aprender suas informações e com isso usa-las em favor de um crescimento pessoal e por tabela no auxilio de através de ações para todas as pessoas.

Ciente disso, acho que agora conseguirei te explicar algumas coisas que vc questiona.

Milton

- "Olha cara. Eu conheço um pouco d judaísmo. V q é judeu podia me esclarecer algumas coisas. Melhor dizendo. Me confirmar. Sobre vida após a morte. A correntes do judaísmo q acreditam em reencarnação. Outras q os mals serão aniquildados e os justos terão a vida eterna no paraíso. Outros q os bons irão pra o céu e q os mals vão ficar uma temporada longa no inferno pra purificar suas almas e depois ir pra o céu. E ae? Qual a versão mais aceita pela maioria dos judeus?"

חי מנחם :

Todas as correntes judaicas acreditam numa unica coisa, pois a nossa base não pode ser mudada. A Torá é a nossa base e não interessa se o judeu é Ortodoxo, Conservador (como eu) ou Liberal, todos temos a mesma base...e isso não muda independente de correntes. A diferença é que alguns judeus estudam muito a Torá e tem uma compreensão exata de sua mensagem...e não fantasiam nada da cabeça....e outros judeus preferem não estudar.חי מנחם :

A reencarnação não está citada explicitamente nas escrituras, então ai cada um interpreta do jeito que acha melhor, logo a reencarnação não é um fato dentro das escrituras. Acredita-se nela quem acha que encontrou bases. Eu particularmente faço parte de uma corrente do judaismo que não acredita na reencarnação, mas eu mesmo...acredito !

Muitas correntes do movimento Hassidim acreditam em reencarnação...outras não. Então vai de cada judeu através de seu estudo dos argumentos dos sábios aceitar ou não.

O judaismo não acredita que os males serão aniquilados de uma hora para outra, pois isso é um processo humano. Quem pratica o mal é o próprio ser humano então só quando os individuos conseguirem alcançar um nivel de consciencia elevado é que perceberão que o mal não a tinge a divindade...mas sim o proprio ser humano. Esse já é um ponto em que o judaismo diverge de todas as outras religiões monoteistas. É inaceitavel culpar entidades não fisicas (anjos decaidos, diabos etc) quando vivemos num mundo fisico e quando principalmente o agente das ações negativas ou maldosas é o próprio ser-humano através de suas escolhas !! Por isso os profetas judeus batem na mesma tecla em quase todos os livros "estudem as leis...aprendam a ter conhecimento para que vcs não pequem e com isso causem mal a si mesmos".

E outro detalhe Milton, toda vez que os profetas judeus falam em estudar as LEIS eles estão se referindo através da palavra hebraica TORÁ que não significa somente leis dos livros...mas sim todas as LEIS QUE REGEM O UNIVERSO.

Então um judeu deve estudar ao mesmo tempo as Leis do Sinai (aquelas que Moisés recebeu) como deve estudar as Leis Gerais das Exatas e Humanas e ai crescer como ser humano. Tal exercicio é praticado constantemente e exaustivamente através do estudo do TALMUD, por isso que eu coloquei aqui o video que explica o que é Talmud de fato. :

Para o judaismo não existe céu ou inferno, eles são conceitos para explicar que se o ser humano fazer coisas boas...ele entrará num circulo de ações boas e isso irá transformar ESTE MUNDO num paraiso, pois a questão Paraiso é um conceito para nossos dias. Se as pessoas continuarem a errar, elas entrarão num circulo vicioso dificel de sair e ai mal irá gerar mal ! esse é o inferno no conceito judaico. A Alma é um produto proveniente de D-us então ela não peca...quem peca é o conjunto humano no plano fisico. E para entendermos o que é alma ai eu teria que explicar muitas coisas, uma delas é que somos formados de 4 tipo de almas que nos regem e tem relações com o corpo.

NESHAMÁ....sua relação é com a Consciencia, nossa capacidade de entender o mundo fisico através do intrelecto.

NEFESH....sua relação é com os liquidos do corpo.

RUACH....sua relação é com a nossa capacidade de nos comunicar, expressar nossas idéias para outras pessoas, e a nossa capacidade de conquistar ou não o individuo. Por isso nós recebemos isso da Divindade. Os textos hebraicos usam a expressão RUACH (para ser humano) e RUACH HAKADOSH (que é traduzido nas biblias cristãs como espirito santo) e aqui temos um problema, nas biblias cristas o ruach é entendido como uma entidade separada da divindade !!! Um absurdo tal idéia. Ruach é apenas a nossa inspiração. E quando os textos falam em Ruach Hakadosh quer nos ensinar que D-us nos entregou a capacidade de termos a "Inspiração Divina" para atrair outras pessoas para nossas idéias. Por isso é absurdo dizer que Jesus foi produzido pelo "espirito santo" !! Pois Ruach é apenas a inspiração. חי מנחם:

GUF....tem relação com o calor existente no corpo, a energia que cada ser humano possui.

Bom explicado tais conceitos, espero que vc compreenda que esse papo de dizer que a alma humana necessita ser salva é completamente absurda para o conceito judaico e portanto isso não existe nas nossas escrituras. De onde o cristianismo inventou tanta coisa, ai não é uma questão judaica, cabe a eles explicarem sem usar nossos livros.

Todo judeu independente de correntes sabe disso e acredita nisso, agora é claro, existem judeus ignorantes que nada sabem, porque não estudam. Esses judeus ignorantes nós tratamos como IDOLATRAS, e são deles que todos os profetas e sabios falam. O judaismo não condena e não culpa o não judeu por não saber disso, pois como ele vai saber se muita coisa lhe é escondida !?

Então quando a Torá, Profetas e Talmud cita os idolatras como animais, burros etc....é porque são os judeus que cientes de algumas coisas, ainda se deixam levar pelas suas emoções para viver como animais. O que isso significa ? Que o intelecto deve vencer os instintos, e nunca o contrario. Essa é a primeira lição que aprendemos com o relato de Adão e Eva. Espero ter explicado tudo e qualquer duvida basta me procurar que terei prazer em explicar melhor ou explicar outras coisas.

Hai Menachem

Milton

Como eu imaginei. Então pra os judeus não tem mesmo essa besteira d alguém sofrer eternamente no inferno cristão. Bem q esse inferno cristão eu acho mesmo uma bobeira. Mas o q podemos fazer se esses líderes cristãos são tão nojentos ao ponto d usar essa idéia sacana só pra alienar e dominar o povo. É... Tá valendo. Mas bem... Como vc ia dizendo. tem muitas correntes q acreditam na reencarnação. Mas pelo q deu pra entender. nenhuma acredita q alguém vá sofrer eternamente no inferno e muito menos no aniquilacionismo. Bem... O q é q acreditam então?

חי מנחם :

Bem cara... eu a meu ver. Acredito q nós vivemos vida após vida a mesma vida por um numero quase infinito d vezes. tudo é uma repetição. Vc vive essa vida. Não alcançou a perfeição. Vc faz um reset. E recomeça tudo d novo. E vive a sua mesma vida. A única diferença, q nessa repetição, em q vc é vc mesmo. Ela sempre acontece em outros planos d existência. Em q vc faz ourtas escolhas pra ter uma vida melhor ou pior.

tb acredito na reencarnação tipo a dos espíritas e hinduístas, mas ae já é outros 500.

Milton

Como eu imaginei. Então pra os judeus não tem mesmo essa besteira d alguém sofrer eternamente no inferno cristão.

חי מנחם :

Desculpe a demora para responder sua mensagem mas eu estou em viagem e por causa do fuso horario eu não podia entrar na net. Sim os judeus não acreditam em inferno pois isso não é um conceito judaico. O cristianismo incultou essa idéia de inferno nas escrituras sagradas judaicas e com isso fez com que as pessoas acreditassem que tal idéia (inferno) é proveniente do judaismo.

O judaismo afirma categóricamente que uma pessoa perversa paga por seus erros nesse mundo, pois não faz sentido achar que existe um local de sofrimento eterno, já que Eterno é somente o Criador na visão judaica. Por isso que algumas correntes judaicas acreditam na possibilidade da reencarnação, pois o individuo por causa de tantos erros numa vida, pode retornar para esse mundo e acertar suas contas. mas repito, a reencarnação não é uma idéia explicada claramente nas escrituras. A unica coisa que se fala certamente é a ressureição.

Milton

Mas a idéia de ressureição não é aquela ensinada pelo cristianismo através da tal idéia de Jesus ressuscitado. É algo completamente diferente e está ligada a descobrimentos cientificos.

חי מנחם :

Os sabios judeus afirmaram há 2.100 anos atrás de que o conhecimento humano avançará de tal forma que de um pedaço de "osso invisivel do ser humano será possivel reconstrui-lo novamente" Toda essa explicação é data no TALMUD tratado de berachot. Mas para explica-la aqui eu teria que explicar por exemplo o relato de Adão e Eva para que as pessoas...

Entendam a visão judaica de todo aquele relato.

O que dá para dizer sobre o Talmud em relação a "ressureição" é que o avanço do conhecimento humano terá condições de pegar um pedaço de osso e com isso refazer toda a pessoa, esse pedaço não é literalmente um pedaço visivel a olho nú, pois a palavra em hebraico indica que é na verdade alguma informação dentro do osso, ou existente nele. E por que o Talmud cita esse osso ? porque através de analises eles entenderam que esse osso era o ultimo a se decompor ou desaparecer por completo enquanto todo o resto desaparecia.

Então os sabios foram estudar o livro de Isaias que nos dá dicas de como seria essa reconstrução através de uma visão que ele teve e que não foi muito bem explicada por ele (profeta Isaias) mas que deixou inumeros códigos dentro do texto para serem analisado....tais códigos não foram explicados por Isaias possivelmente porque ele mesmo não conseguia entender a sua visão. Eu não posso te afirmar 100% de certeza de que isso seja o DNA da pessoa, pois não estudei profundamente esse assunto, apenas dei uma lida....pois não sou muito fã de tal assunto, agora o que sei te dizer que esse osso está localizado na parte traseira da pessoa e seria o cócex.

---------------

Milton

A sua informação não é aceita por uma parcela do judaismo, mas ela não é descartada também ! Mas esse assunto também não domino e não poderia falar do que não sei ao certo, mas o que sei é que sua visão tem fundamento nas escrituras.

Conclusão:

Os cristãos deviam conhecer mais sobre o judaísmo, afinal, foi do judaísmo q veio o cristianismo. Mas a verdade é q os líderes cristãos insistem em escoder a verdade d seus fiéis, tudo por motivos gananciosos. O dinheiro fala mais alto. Lembro q eu vi uma frase interessante no Zeitigeist. "O q importa é q poucos conheçam a verdade pra dominar as massas."

Esses são os links do tópico onde estão nossa conversa:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=42036309&tid=5536483874323507868&na=3&nst=21&nid=42036309-5536483874323507868-5538158585151433372

Fonte: http://guardiaouniversal.blogspot.com.br/


Postagens Relacionadas :

O Resgates de Espíritos em Regiões Trevosas por Anjos e Guardiões

A Reencarnação no Judaísmo

A Reencarnação no Judaísmo pela Cabala e o Zohar

A Bíblia e a Vida Após a Morte - Como Negar as Evidências ?

0 comentários:
Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !