O nome de Deus e o tetragrama

o-nome-de-Deus

O Nome de Deus pelo Tetragrama

Teria Deus um nome próprio segundo afirmam muitos baseando-se no que diz e afirma bíblia segundo seus ponto de vistas?

Muitos até por falta de certo conhecimento se deixam se levar por esta possível especulação, deixando assim aqueles que não crêem assim perdidos em dúvidas quanto a natureza destas informações.

Querendo ou não, isso faz parte da história cristã em si, quando abordamos os dogmas de algumas denominações independente e protestante que se findaram ao longo de nossa história.

A denominação religiosa em evidência por esta visão absoluta seria a conhecida como testemunha de Jeová, que dissemina muito essa visão no mundo cristão contemporâneo.

Com a visão de que o termo “Jeová” seria uma transcrição justa para o português, da palavra em hebraico “Yahweh”.

o-criador-todo-poderoso

EL

Os primeiros registros da comunicação do homem com Seu Criador nós o encontramos no livro de Gênesis (escrito em hebraico), e ele é conhecido por EL. EL é o mais primitivo nome semítico, e sua raiz provavelmente significa "Forte". 

É encontrado em nomes compostos antigos, nomes próprios tais como Beth-EL = casa de EL; IsraEL = provavelmente soldado de EL; Daniel = EL é meu juiz. O homem veio para conhece-lo como o único que pode responder à oração e que pode livrar, se o homem puder ser obediente à Ele.

Com o passar do tempo, o homem conheceu-o como (hebraico) EL-Ohim, "Pleno em Poder", e também EL-Shaddai, que é "EL Todo-Poderoso" (Deus Todo-Poderoso), o Todo-Poderoso Provedor. Então eles descobriram que Ele era o Todo-Poderoso e o Provedor de todas as suas necessidades.

o-nome-do-criador

Yahweh

O homem tinha conhecido-o como EL, EL-SHADDAI,ELOHIM, etc... Mais aqui o Todo-Poderoso dá seu nome ao homem.

"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?"

"E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração". (Exodo 3:13ao15)

- Então temos na cultura judaica "Y-H-W-H" O nome pessoal do Deus de Israel é escrito na bíblia em hebraico com quatro consoantes YHWH (hebraico) que é conhecido como tetragrama, e que na realidade é apenas uma abreviação de “Eu sou o que sou”.

Apesar de temos o termo Yahweh, não significa categoricamente um nome próprio como o dos homens, pois representa na realidade aquilo que é indefinido sem principio e fim.

Jeová-Yahweh

Jeová

"No sexto e sétimo séculos de nossa era, os escritos massoréticos escreveram as vogais de Adonai sob o tetragrama para lembrar aos leitores a usar os termos substitutos. Os estudiosos do cristianismo medieval, equivocadamente combinaram as consoantes e vogais dos dois nomes, formando então a palavra Jeová, que é usada em algumas de nossas versões. O grego, latim e as modernas versões em português usam "Senhor" ou Jeová (Iavé).

Novamente, veja, Jehovah é uma forma errônea do verdadeiro nome Yahweh (Sl 83:18 ; Is 12:2 ; 26:4 ; 42:8 ; Ex 17:15 ; Jz 6:24).

- E como vemos até aqui por uma falta de conhecimento até mesmo da cultura hebraica, algumas denominações formularam suas próprias idéias determinando como absoluto aquilo, que não pode até mesmo ser explicado ou categorizado com um nome próprio.

deus-e-o-espiritismo

A Causa Primária

Na codificação espírita temos a referência dos espiritos superiores sobre este assunto não deixando de levar em conta essa mesma visão indefinida quanto ao criador, para que possamos utopicamente definí-lo.

O que é Deus?

— Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas(1)

Será um dia permitido ao homem compreender o mistério da Divindade?

— Quando o seu espírito não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, tiver se aproximado dela, então a verá e compreenderá.

Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom, não temos uma idéia completa de seus atributos?

A-causa-primaria-de-todas-as-coisa

— Do vosso ponto de vista, sim, porque acreditais abranger tudo, mas ficai sabendo que há coisas acima da inteligência do homem mais inteligente, e para as quais a vossa linguagem, limitada às vossas idéias e às vossassensações, não dispõe de expressões. A razão vos diz que Deus deve ter essas perfeições em grau supremo, pois, se tivesse uma de menos, ou que não fosse em grau infinito, não seria superior a tudo, e, por conseguinte, não seria Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus não deve estar sujeito a vicissitudes e não pode ter nenhuma das imperfeições que a imaginação é capaz de conceber.

___________________

- E como vemos aqui, pouco importa o nome a qual o chamemos, o que temos que seguir na realidade, é seus ensinos deixado por Jesus, em vez de ficarmos presos ao purismo, buscando perfeições ilusóticas que nada tem de ordem divina e de agrado o criador !!!!

Autor: Valter J.Amorim


Postagens Relacionadas:

O Resumo da Doutrina Espírita

Deus e o Xamanismo

A Bíblia é mesma toda Inspirada por Deus ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog