O evangelho de Martinho Lutero

evangelho-de-lutero

O Evangelho de Lutero

O protestantismo baseia-se em um evangelho em particular segundo a visão de Martinho Lutero, onde a salvação do crente é definida pelo conceito; “justificados pela fé” e somente por ela !

Para aqueles que como eu estão em buscas de respostas relacionadas á religião cristã em si, na busca do elo perdido do cristianismo histórico ao atual, pelo uso dos instrumento razão e fé, e principalmente nas palavras do mestre Jesus, estaremos aqui a fazer uma analise simples onde qualquer levado pelo bom senso poderá entender.

Estaremos analisando a questão da Reforma Protestante, e seus fatores que foram de suma importância para o mundo cristão, e levantar aqui uma polêmica sobre a pessoa do grande reformador “Martinho Lutero” em seus ideias, se é que possamos entender assim, que ainda é a fonte de fé e regras para muitos crentes.

O Movimento Reforma

A reforma protestante foi um movimento importante da idade média, que teve como o principais ativistas John Huss, Calvino Lutero e outros, sendo o mais famoso líder revolucionista “Martinho Lutero”, no início do século XVI.

O resultado da Reforma foi à divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo. Não quero aqui entrar muitos detalhes sobre o tema, pois existem diversos sites que retratam de forma mais complexa o assunto.

Sabemos aqui que o catolicismo romano, representava segundo as palavras do mestre reveladas ao apóstolo João, a besta do apocalipse. Então foi ai que Lutero perante a corrupção generalizada do clero como no caso da venda de indulgência. Formulou de pouco a pouco suas teses que sabemos que chegou á 95, na tentativa de renovar de forma radical perante aquele sistema reinante.

A limitação de Lutero

Martinho Lutero, apesar de religioso, infelizmente era também um homem limitado á sua época, possuía suas ideia pessoais sobre Deus e a religião, e acabou se deixando levar por questões totalmente pessoais, sancionando somente a fé, como instrumento único da salvação de acordo com algumas de suas teses e categoricamente afirmando que as obras não valiam de nada.

Digo assim; ideias pessoais, porque a epístola de Tiago ressalta a importância da obra (Tiago 2:26) para a salvação do fiel, e Lutero apesar idealizar o conceito “sola scriptura”, e por seu orgulho cego e pessoal chamou esta carta de Tiago de “Epistola de Palha”.

Más para analise sem o partidarismo cego e impostor, baseado nas controvérsias dos escritos de autor para autor, ele teria que usar da razão, coisa que para ele não interessava em relacionar fé com outra principio !

Doutrina lutero

(95 Teses de Martinho Lutero)

"A Razão deveria ser destruída em todos os cristãos. Ela é o maior inimigo da Fé". (Lutero)

"O pecado não pode nos separar de Cristo, mesmo que cometamos adultério cem vezes por dia e outros tantos assassinatos". (Martinho Lutero, carta a Melanchton, 01/agosto/1521)

- Como vemos por suas palavras assim eram suas definições sobre o evangelho, más de onde ele se baseou com estas conclusões tão radicais?

Simplesmente nas palavras do apóstolo Paulo que após a morte de Jesus, passou a pregar e inaugurar as primeiras igrejas.

“Abraão foi justificado pela fé.” (Romanos 4 : )

“Porque Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mais não diante de Deus. “ (Romanos 4 : 02 )

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” (Romanos 3:28)

Obras da Lei e Obras da Fé

justificados pela fé

Mas agora se analisarmos bem as epístolas de Paulo perceberemos que é verdade, ele sempre sancionou a fé acima das obras da lei, mais nunca sobre as “obras cristãs”, apesar de não existir uma frase referencial por escrito nos evangelhos e nas cartas, como já ocorre com o termo “obras da lei.

Más para entender as colocações dos escritos em suas ideologias, bastamos apenas só discernir e separar conceito por conceito e ai chegaremos á um denominador comum, pois se Paulo está correto, como fica as palavras de Jesus em (Mateus 25:31 ao 46).

Na verdade; Paulo está correto, más Lutero errado, pois as Obras da Lei ao qual ele se refere são rituais humanos que pertenciam ao judaísmo e que não deveriam pertencer mais aos cristãos. Ou seja: Lutero se equivocou quanto às palavras do apóstolo, assim como muitos que o seguem hoje em dia.

Vamos ver:

“Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?” (Romanos 3:1)

“Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.” Gálatas 5:6

“Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).” (Hebreus 10:8)

“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,” (Colossenses 2:16)

“Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.” (Gálatas 4:10-11)

obras da lei

- Agora vamos discernir cada conceito em sua formas essências:

- Obras da LEI

Rituais humanos, de devoções e tradicionais que pertenciam ao judaísmo e ainda pertencem.

Exemplo:

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” (Romanos 3:28)

- Obras da graça ou fé

São os atos solidários e construtivos movidos pela fé em cristo e em sua filosofia.

Exemplo:

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10)

- E Jesus vai mais além:

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mateus 5:16)

- Como vemos é fácil notar que LUTERO se equivocou quanto sua interpretação das palavras de Paulo, confundido obras da lei com as obras da fé. E queiram ou não queiram, isto é um “Outro Evangelho” ao qual Paulo TANTO nos ALERTOU (2 Coríntios 11:4 e Gálatas 1:8) .

Lutero – Herói e Libertador

Martinho lutero libertador

Apesar da reforma possui um fator temporal, que deve ser julgada sobre seu ponto de vista histórico, sua época, e a mentalidade humana daquele tempo, sendo assim; as ideias reformistas deveriam terem passado em sua grande maioria pelas revoluções que se dão com o decorrer do progresso humano, mais infelizmente não foi assim que ocorreu.

Ainda hoje percebe-se pela forma doutrinária de muitas instituições religiosas protestante que passaram a tomar Lutero como um verdadeiro santo herói, perfeito em todas as sua convicções.

Fé e Obras em Cristo

Como vemos ate mesmo pela lógica dos fatos não existe cristãos sem obras, se existe é qualquer coisa menos um cristão.

Um cristão inerte é apenas uma arvore sem fruto, e estas obras são independente de rituais como no caso do ’’dogma do batismo”, que analisaremos mais tarde e que é na verdade apenas um rito de purificação e de iniciação na doutrina de Cristo.

Vejam: O Dogma do Batismo e a Reencarnação

- Obras da Fé não representam somente atos solidários, más atitudes benevolentes, justas, e princípios éticos.

“Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,“ (Tito 2:7)

- Até mesmo PAULO define a pregação da própria divulgação da DOUTRINA de Cristo como um das obras, e como é que podem afirmar ao contrário ainda hoje ?

Na verdade caem em contradição com suas próprias fé

“Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.” (2 João 1:9)

caridade cristã

- Acho que não se têm muitos a discutir nisso, e apenas outro detalhe; a outra intenção oculta daqueles que professam esta heresia, geralmente é para combater as religiões alheias por suas obras, ou seja; uma batalha inútil do fruto da sintonia com energias negativas de competitividade, ao qual com o tempo acabam colhendo sempre os ranger de dentes de suas próprias atitudes pelas ilusões.

Isso; sem contar com a mente espiritual coletiva trevosa dos espíritos atrasados que tem se aproveitado cada dia mais desses religiosos cegos, para promover e exaltar o reinado das trevas na terra pelo combate ao amor ao próximo, por uma sociedade totalmente antifraterna, fria e atrasada espiritualmente.

Esperemos que muitos acordem dessa ilusão e se voltem de verdade para Jesus, somente pelo orgulho para muitos continuarem cegos até o final, mais não para aqueles que têm olhos para ver, que aceitam e são bons. E se Jesus um dia profetizou, que a caridade esfriaria entre muitos, baseando-se em nossa atual humanidade hoje tão desprovida de amor, e ainda pelo numero tão exagerado das placas religiões psedo-cristãs ?

Bom, a resposta está aí para todos ver !

Autor: Valter J.Amorim


Postagens Relacionadas:

Fé e Obras são as Regras do Evangelhos ?

As Obras Mortas do Apostolo Paulo e a Abolição do Sábado – Saibam a Verdade !

A oração pelos Mortos e a doutrina de Jesus

O Número da Besta, a Imagem e Marca – Saibam as diferenças !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog