Akhenaton era pai de Tutankâmon segundo dizem Inscrições

tutankâmon-filho-akhenato

Tutankamon

A análise das inscrições de um bloco de pedra do antigo Egito pode ter resolvido um dos maiores mistérios do período: quem foi o pai do faraó Tutankâmon

Para Zawi Hawass, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, “pode-se dizer agora que Tutankâmon era filho de Akhenaton”.

O faraó Akhenaton tentou acabar com o politeísmo e estabelecer um culto monoteísta no Egito em homenagem ao deus Sol, Aton. As inscrições oferecem evidências contra a tese de que Tutankâmon seria filho do faraó imediatamente anterior ao seu reinado, Smenkhkare.

O bloco foi encontrado no lado oeste do Rio Nilo, na vila de Ashmunein, 255 km ao sul do Cairo. Outra informação relevante encontrada na pedra foi o casamento de Tutankâmon com Ankhesenamun, filha de Nefertiti, meia-irmã do faraó por parte de pai. O bloco de pedra era parte do Templo de Thoth, construído durante o reinado de Ramsés II, entre 1279-1213 a.C.

Mas ele é mais antigo que o templo, tendo sido cortado para edificações na cidade de Amarna, construída por Akhenaton para ser a sede do culto à Aton. Quando a cidade foi destruída, depois da morte de Akhenaton e da volta do politeísmo, seus blocos foram transportados e utilizados em novas construções.


Postagens Relacionadas :

Quem foi Akhenaton

Os Crânios Alongados ao redor do mundo

A Emigração dos Espíritos Capelinos (segundo Akenathon)

A Energia das Pirâmides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog