As sete leis herméticas

Sete leis de Hermes Trismegisto

As Sete Leis Herméticas

Os Princípios de Hermes

A Ciência tradicional baseia-se nos princípios herméticos. São eles paralelos aos princípios da Nova Física. A origem vem dos deuses: Hermes (grego), Thot (egípcio) e Mercúrio (romano), todos o mesmo deus, na antiguidade. São Sete os Princípios ou Leis Herméticas:

1º - Lei do Mentalismo:

Tendo o universo como um grande pensamento divino. Tudo existe na mente de um Ser Superior (Deus e Deusa) que nos 'pensa' e assim tudo existe. Toda a criação principiou como uma idéia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência.

"O Universo e toda a matéria são consciência do processo evolutivo da criação”. São como os neurônios de uma grandemente, um universo consciente, que "pensa". Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contem todo o conhecimento.

Os cinco sentidos do cérebro humano atuam tanto como filtros como fontes de informação. Eles bloqueiam uma considerável soma de informação, caso contrário, seríamos esmagados por informações que nos bombardeiam minuto a minuto como sons, cheiros e idéias. Não haveria a capacidade de nos concentrarmos nas tarefas especificas em mãos. Mas, sob condições corretas de consciência podemos moderar, ou até desligar o processo de filtração, com a consciência alterada, o conhecimento universal.

2º - Lei da Correspondência:

“Aquilo que está em cima é como aquilo que está embaixo." Essa lei é importante porque nos lembra que vivemos em mais que um mundo. Vivemos nas coordenadas do espaço físico, mas também vivemos em um mundo sem espaço e sem tempo.

A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta. O principio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa. Portanto podemos aprender as grandes verdades do cosmo observando como elas se manifestam em nossas próprias vidas. Por isso estudamos o universo: para aprender mais sobre nós mesmos. Na menor partícula existe toda a informação do Universo.

3º - Lei da vibração:

Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso.

Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.

Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento e ritmo. Ela dança.

4º - Lei da Polaridade:

A polaridade é a chave de poder no sistema hermético. Tudo é dual. Os opostos são apenas extremos da mesma coisa.

Energia negativa (-) é tão "boa" ou "má" quanto energia positiva (+).

5º - Lei do ritmo:

Tudo está em movimento, a realidade compõe-se de opostos.

E os opostos se movem em círculos.

As coisas recuam e avançam, descem e sobem, entram e saem. Mas também giram em círculos e espirais. A lei do ritmo nos assegura que cada ciclo busca sua complementação. A grande roda da vida está sempre fazendo um circulo. O que se muda é o tamanho desse círculo.

6º - Lei do Gênero:

O principio hermético do gênero diz que todos temos componentes masculinos e femininos. É uma importante aplicação da lei da polaridade. É semelhante ao principio animas - animus que Carl Jung e seus seguidores popularizaram, ou seja, que cada pessoa contém aspectos masculinos e femininos, independente do seu gênero físico.

Nenhum ser humano é 100% homem ou mulher, e isso é até astrologicamente explicado, uma vez que todos somos influenciados por todos os signos (uns mais, outros menos), e metade do zodíaco é feminino, enquanto que a outra metade é obviamente masculina (Esse é mais um argumento que suporta a igualdade entre Deus e Deusa). Em todas as coisas existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de Yin Yang.

7º - Lei de Causa e Efeito:

Em sua forma tradicional, a lei de causa e efeito diz que nada acontece por acaso, que para todo efeito existe uma causa, e que toda causa é, por sua vez, um efeito de alguma outra causa.

A Tábua de Esmeraldas

A-Tábua-de-Esmeralda

"Isto é verdade, sem mentira, muito verdadeiro" (a verdade nos três mundos)

"O que está embaixo é como o que está em cima" (Lei da Analogia)

"E o que está em cima é como o que está em baixo" (Lei da Correspondência)

"E como todas as coisas vêm e vieram do Um" (Lei do número)

"Assim todas as coisas são únicas por adaptação" (Lei da Adaptação)

"O Sol é seu pai; a Lua é sua mãe; o vento carregou-o no ventre; a terra lhe nutri" (Os quatro elementos)

“separarás a terra do fogo, o sutil do espesso, docemente como Grande Indústria" (Arcano da Salvação, separação da matéria do espírito).

Fonte: Diversas


Postagens Relacionadas:

A última profecia de Peter Deunov

A Visão Espiritual para uma Nova Era

A Medicina da Nova Era

A Grande Transição Planetária e o Espiritismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog